Próxima segunda-feira, dia 10, é celebrado o dia mundial de prevenção do suicídio. Durante o mês de setembro, diversos eventos e campanhas de conscientização ocorrem no país com a finalidade de entender os fatores de risco a fim de reduzir as estatísticas de suicídio. E o Movimento Espírita adere esta campanha!

O autoextermínio é caso de saúde pública no Brasil e no mundo, e o silêncio em falar sobre o assunto agrava cada vez mais a situação.

 

Nem sempre é possível perceber os sinais que podem desencadear o ato suicida, mas o afastamento e o isolamento das pessoas podem ser indicadores de que algo não vai bem. Frases soltas, por exemplo, “vou desistir da vida”, “a vida não tem graça” devem, sim, ser levadas em conta e observado o comportamento do irmão ou da irmã que proferiu este pensamento.

 

Pesquisas indicam que 90% dos casos confirmados de suicídio poderiam ter sido evitados se a informação e a orientação chegasse no tempo devido, sendo observado um índice bastante elevado entre os jovens.

 

Fundado em 1962, o Centro de Valorização da Vida – CVV realiza um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio por telefone ou pela internet. Este ano as ligações passaram a ser realizadas de forma gratuita em todo o território nacional pelo número 188. A expectativa é que o número de atendimentos chegue a marca de três milhões até o final do ano.

 

O Setembro Amarelo tem por objetivo divulgar informações úteis que possam evitar tragédias. A informação certa, na hora certa pode salvar vidas!

 

A Casa de Frei Fabiano realizará no próximo dia 29/09/18, de 9h às 12h30, um seminário sobre o assunto, aberto ao público em geral (entrada: 1kg de alimento não perecível). Abaixo seguem os temas e expositores convidados do evento:

 

  • Suicídio na visão espírita – Cristina Delou (psicóloga, doutora em educação e expositora espírita)
  • Alegria de Viver – Alexandre Pereira (diretor do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ)
  • O Centro de Valorização da Vida – CVV (voluntários do CVV)

 

Venha participar conosco! São informações úteis que poderão salvar vidas!

 

Ricardo Gembarowski