O ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA – ESDE

 

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) surgiu como ferramenta didática de estudo do Espiritismo, oferecendo oportunidade de ampliação do conhecimento da base fundamental da Doutrina nos aspectos científico, filosófico e religioso. Norteia-se por métodos ativos de aprendizagem e vivência, que valorizam a construção do conhecimento pelo estudo em grupo e individual, estimulando a reflexão e o intercâmbio de experiências.

Os estudos do ESDE estão organizados de forma a favorecer a aprendizagem, dentro da abrangência das grandes áreas do ser humano. Estas são denominadas de os quatro pilares da educação, conforme indicados pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco). Estes postulados são:  aprender a aprender; aprender a saber; aprender a conviver e aprender a ser.

O ESDE se caracteriza como um estudo presencial, com reuniões semanais. O seu conteúdo é organizado em módulos temáticos, divididos em roteiros, com aprofundamento gradual, facilitando a apreensão do conhecimento.

Cada roteiro do ESDE apresenta objetivos específicos; ideias principais do conteúdo; sugestões de atividades para a introdução, desenvolvimento e conclusão; subsídios para os assuntos a serem tratados e referências bibliográficas.

A sistematização metodológica do estudo espírita que é caracterizado pelo ESDE buscou apoio na seguinte orientação de Allan Kardec: “um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios […].Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências”. (Obras Póstumas, Projeto 1868).

 

As orientações do ESDE partem também da seguinte mensagem: “O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita constitui o mais eficiente método pedagógico para a educação de todos aqueles que se candidatam à auto-iluminação. Isto porque, através da instrução e do esclarecimento dos aprendizes, favorece a educação moral em toda a sua profundidade (…)”, do Espírito Angel Aguarod, e publicada originalmente na revista Reformador, de março de 2008, na página 8.

 

Resume todo esse esforço de busca por ampliação do conhecimento espírita a frase proferida pelo Espírito de Verdade e publicada no O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. VI, item 5: “Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo”.

Lançado em 1983, em Brasília, na reunião anual do Conselho Federativo Nacional (CFN), o ESDE busca atender às expectativas do Movimento Espírita quanto à ampliação dos estudos de forma sistematizada nas casas espíritas. Atende também ao objetivo do próprio Espiritismo, que é a transformação moral dos indivíduos a partir da fé raciocinada.

 

 

 

 

O ESDE é, portanto, um programa de estudo metódico, contínuo e sério da Doutrina Espírita, a ser realizado em grupo privativo, fundamentado nas cinco obras básicas de Allan Kardec – O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Sua ação é complementar a outras realizadas pela instituição espírita, como o estudo das obras básicas e da mediunidade, o Estudo Aprofundado do Espiritismo, a Infância e Juventude, o atendimento fraterno, as ações de assistência e promoção social, constituindo-se em instrumento de preparação de trabalhadores para todas as áreas da casa.

 

Anualmente, é aberta uma nova turma do ESDE na Casa de Frei Fabiano. Os estudos são conduzidos por um grupo de facilitadores, os quais seguem as orientações da Federação Espírita Brasileira – FEB. Venha estudar conosco!