Considerações sobre a importância de O Evangelho Segundo o Espiritismo na obra da codificação.

O grande objetivo dessa bela obra é de servir como guia seguro destinado a nos orientar na busca do nosso aperfeiçoamento moral, mediante à prática dos ensinamentos ali contidos.

No livro estão expostos todos os princípios fundamentais do Espiritismo, e que comungam com os ensinamentos do Cristo, nos levando a entender que O Evangelho Segundo o Espiritismo veio para consolidar o papel do Espiritismo como o consolador Prometido. Aliás, após uma breve leitura do Evangelho, observamos que não podemos dissociar o Espiritismo do Cristianismo, tendo em ambos Jesus como grande guia e modelo. Seus ensinamentos podem ser considerados como o grande código de conduta a ser aplicado nas nossas relações com os nossos semelhantes, código esse que tem por fundamento a caridade.

Aprendemos em suas diversas páginas, que somente através do exercício da caridade é que se consegue desenvolver o sentimento do verdadeiro amor ao próximo, sendo esta a condição necessária para se cumprir de fato o preceito cristão: “ Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo.”

O exercício da caridade consiste em cada um colocar em prática, nas suas relações com o próximo, virtudes como a paciência, a humildade, a compreensão, a compaixão e a tolerância. Tais virtudes são classificadas como caridade moral que, por ser mais difícil, requer um maior esforço para serem vivenciadas na prática.

Conforme as orientações contidas no próprio Evangelho, a caridade pode ser considerada a primeira de todas as virtudes, porque abrange implicitamente todas as outras. E assim levou Kardec a usar a palavra caridade como uma grande bandeira do Espiritismo, quando utilizou a Frase: “Fora da caridade não há salvação.”  O que nos leva a entender que somente através deste exercício é que encontraremos a tão procurada serenidade, nos permitindo avançar na nossa caminhada evolutiva, facilitando nossa libertação do ciclo de expiações e provas.

 

Aline Queiroz