O conhecimento da Doutrina Espírita é uma grande oportunidade de estabelecer em nossas vidas um caminho de retidão, tolerância e, em especial ,de paz. Paz Interior ,no que diz respeito a nossas lutas íntimas em nossa busca do melhoramento; e paz entre os irmãos, uma vez que a paz é contagiosa. Basta que nos “contaminemos” com ela.

Ao analisarmos o tríplice enfoque da Doutrina Espírita(científico ,religioso e filosófico ),torna-se bastante claro como ela representa um código de conduta que, se posto em prática ,nos direciona, pelo caminho do bem ,ao desenvolvimento moral espiritual.

Dessa forma, porque não acreditar que um código de conduta que se destina a prática da bondade, amor e justiça não pode ser usado por todos, independente da fé ,da crença religiosa? Reproduzindo as palavras do Espírito Lázaro, psicografadas pelo médium José Tadeu no livro “Mãos – Um Instrumento de Deus”: “ a verdadeira religião é o amor pois Deus ama a todas as coisas grandes e pequenas”. Se o amor é citado em todas as vertentes religiosas, ele é obviamente comum a todas elas ,o que nos leva à seguinte conclusão: a religião que adotamos não é o que determina nossas atitudes ,mas sim a adoção de uma conduta acima de tudo cristã. Católicos, evangélicos,umbandistas, espíritas, enfim… Todos apesar das diferenças de credo podem ter em comum a meta de se tornar verdadeiros cristãos, através da prática dinâmica da caridade, da fé ,do amor fraterno e do perdão.

Busquemos o autoconhecimento para vivermos uma vida de mais consciência e felicidade.

Que não nos prendamos aos tesouros materiais ,que para terem valor devem ser acumulados. Que nos apeguemos aos tesouros dos céus, cujo verdadeiro valor se revela quando os compartilhamos.

Que a nossa conduta seja, portanto, nossa religião.

                                                                                                                           Leonardo Dolher

                                                                                                                                        18/08/2018