Por: Ricardo Gembarowski

 

Março se aproxima e com ele os eventos comemorativos do aniversário de 7 anos da Casa de Frei Fabiano, uma casa de amor e de acolhimento a todos que chegam e se sentem tocadas pelo Frei Fabiano.

 

Layrton Vargas, então médium de umbanda, recebeu uma mensagem para iniciar um determinado trabalho focado na doutrina espírita, mas acreditava até então que tal mensagem não era direcionada a ele pois trabalhava no centro de umbanda. Na terceira comunicação para iniciar este trabalho, levou mais a sério, pois de fato ele havia sido o escolhido para dar os primeiros passos a fim de realizar o tratamento espiritual ainda na Casa de umbanda. Um ano depois, Frei Fabiano se manifestou fornecendo orientações e que na semana seguinte seriam iniciadas as cirurgias espirituais com o Dr. Frederick Von Stein. Foi o início de tudo.

 

Em 2013 surgiu a oportunidade para alugar a casa nº 8 da Rua Rio Grande do Sul, no Meier/RJ, quando lá entrou com uma maca, seis cadeiras e dois médiuns, dando continuidade ao trabalho da cirurgia espiritual e do tratamento espiritual, aos domingos. Com o crescente número de pessoas, o tratamento espiritual passou para as terças-feiras e as cirurgias permaneceram aos domingos.

 

Novos trabalhos foram surgindo e com ele a necessidade de estudo da doutrina espírita, através das palestras públicas e do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE. As reuniões públicas começaram a ocorrer em um espaço físico bem pequeno, nas noites das quintas-feiras, onde Gerson Simões Monteiro, Deuza Nogueira, Paulo Cesar Fructuoso, entre outros, ali estiveram. No ano de 2014, a Casa estava ficando pequena. Um jardim anexo à Casa foi transformado em um salão maior que o espaço onde ocorriam as reuniões, sendo inaugurado com um seminário.

 

Vários trabalhadores começaram a chegar e em 2016 o espaço, novamente, pequeno. Surgiu a oportunidade de alugar a casa nº 10, para iniciarmos nosso trabalho social, a Casa de Caritas, que atende cerca de 200 pessoas em várias oficinas (canto, artesanato, apoio à gestante, etc). Porém, um espaço na frente da Casa foi aproveitado para a ampliação do salão onde ocorriam as reuniões públicas. Nesta época, mais trabalhos estavam sendo agregados à Casa e reformulamos o Estudo Sistematizado (ESDE), implantamos a Evangelização Infantil e a Juventude Espírita. Novos trabalhadores continuavam a chegar na Casa…. e com eles, as crianças.

 

Com o crescente número de tarefas e de atividades, Layrton implantou em 2018 o grupo de coordenação ou coordenadoria, de modo a fornecer mais dinamismo para gerenciar as atividades da Casa, convidando algumas pessoas de confiança para assumirem determinadas funções. Este modelo faz com que as decisões sejam colocadas em prática de uma forma mais rápida, desburocratizando algumas etapas, mas alerta, todos os trabalhos são conduzidos e orientados pela espiritualidade. “Trata-se de um modelo gerencial diferente e que está dando certo”, acredita o presidente da Casa de Frei Fabiano.

 

Em 2019, mais um passo foi dado, foi alugada a casa nº 6 onde passará a funcionar a partir deste ano o Centro de Estudos Espíritas Fabiano (CEEF), onde ocorrerão os estudos das três turmas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE, os estudos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Evangelização Infantil, Juventude Espírita, Curso de Passe entre outros.

 

Em 2020, passará a funcionar nas segundas-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e domingos, fazendo com que sua grade fosse reformulada. Acesse www.casadefreifabiano.com.bre veja a programação da nossa Casa em cada dia acima elencado.

 

E para comemorarmos os 7 anos da Casa de Frei Fabiano, preparamos uma programação mais que especial para todos nós, que se encontra também disponibilizada no site e nas redes sociais (Facebook e Instagram), mas abaixo segue a amostra dos eventos comemorativos:

 

  • 5/3/20 às 19h30 – palestra comemorativa ao aniversário da Casa de Frei Fabiano. Expositor: Rogerio Rebelo.
  • 7/3/20 às 17h30 – chá de aniversário da Casa de Frei Fabiano, com a presença do grupo “A Caminho da Luz”. Ingressos à venda na secretaria da Casa.
  • 11/3/20 às 19h30 – palestra “A Medicina Mediúnica do Futuro”. Expositor: Paulo Cesar Fructuoso
  • 14/3/20 às 9h – seminário “Relacionamentos Interpessoais na Casa Espírita – expectativas e realidades”. Expositores: Marlio Lamha e Christine Costa
  • 14/3/20 às 18h30 – Stand Up Espírita, com Thiago Brito (Ingressos no site eventbrite.com.br, na Casa de Frei Fabiano ou no telefone que se encontra no cartaz)
  • 15/3/20 às 17h – Chá Colonial com Pintura Mediúnica e apresentação de Fabio Belizallo (barítono do Teatro Municipal). Será no Clube Marapendi (Barra da Tijuca). Ingressos no siteeventbrite.com.br
  • 21/3/20 às 16h – pintura mediúnica com o médium Layrton Vargas (no final as telas serão disponibilizadas para a venda e a renda destinada às obras sociais da Casa)
  • 22/3/20 às 16h – seminário “O que podemos fazer para nos transformarmos moralmente?”. Expositora: Larissa Chaves
  • 25/3/20 às 19h – pré-lançamento do livro “O diário de um quase anjo” com o expositor e escritor Thiago Brito (haverá um coquetel após a palestra)
  • 28/3/20 às 18h30 – musical Bezerra de Menezes. Ingressos no site eventbrite.com.br
  • 29/3/20 às 16h – Papo Espírita – O Homem Integral (capítulos 1 ao 6)

 

Você pode ajudar e se tornar um membro desta família de amor! Acesse nosso site www.casadefreifabiano.com.bre veja como você pode ajudar!

 

A Casa continua crescendo…