“Aspectos relevantes” por Sheila Ribeiro A. Rotondo

Sobre a temática da importância do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita em nossas vidas.

Em tempos atuais, o conhecimento é um dos principais requisitos para evolução humana.  Se não estudarmos toda nossa evolução se torna lenta e sofredora, o estudo habilita-nos e nos liberta para o desempenho de tarefas que nos é confiada a todo instante e que muitas vezes não percebemos, mas, que se faz necessário para o auxílio aos espíritos sinceros e devotados com o bem e a verdade.   O estudo nos prepara para o retorno, nos esclarece gradativamente essa dinâmica ainda pouco conhecida e nos da alicerces para reforma íntima.

Diante disso, é preciso muito trabalho, esforço, dedicação e disciplina para mantermos a leitura e os ensinamentos em dia. O estudo fortalece as amizades, a vida em grupo, nos ensina a aceitar a opinião alheia e sermos aceitos pelo irmão dessa jornada.   O estudo nos blinda contra os revezes da vida que também são necessários para o nosso crescimento.

Cabe ressaltar, que somos responsáveis pelo nosso planeta, pela nossa sociedade, pelo nosso corpo, afinal pela nossa vida e o Evangelho á luz do Espiritismo, com a fé raciocinada, nos ensina o bom uso das leis de amor de Deus.  A evolução não para, tudo é movimento, tudo é transformação independente de classe social, idade, títulos acadêmicos, entre outros adjetivos…  Podemos citar: O educador Rivail que defendia a tese de que a “Educação Moral será a colheita da sociedade futura renovadora”. O homem se aperfeiçoa graças à razão e é iluminado por ela, pode alcançar a prosperidade e a felicidade desde que ponha em prática a sua maior virtude que é o amor ao próximo.

Na minha singela visão de iniciante ao estudo dessa maravilhosa Doutrina, as leis impostas pelos homens e a filosofia espírita ambas são alinhadas pela espiritualidade para nos orientar.

Destaco uma síntese filosófica para agregar ao nosso conhecimento:

1 Deus é a causa primária de todas as coisas;

2 A sociedade é o conjunto da humanidade e sua estrutura varia de acordo com o maior ou menor progresso do homem;

3 O homem é um espírito eterno em evolução e sua felicidade está na medida do grau de amor ao próximo que possui.

Esses são alguns dos ensinamentos que recebemos com esse estudo, todos os desejos da humanidade serão realizados quando predominarem na Terra os homens de bem, espiritualizados, quando substituirmos o egoísmo e a indiferença , pelo espiritualismo (fé), pelo amor e pela solidariedade e fizermos da educação moral a alavanca do progresso geral.